Avançar para o conteúdo do website Diminiu o tamanho de letraPredefinição do tamanho de letraAumenta o tamanho de letra
Entrada Agenda Detalhes - “Guarda de Honra”

Email Versão para impressão

Agenda

Evento  

“Guarda de Honra”
Título
“Guarda de Honra”
Data
16.12.2008 - 03.05.2009
Local
Palácio Sotto Maior - Figueira da Foz
Categoria
Exposições

Descrição

Exposição "Guarda de Honra" De 16 de Dezembro a 3 de Maio de 2009 decorre no Palácio Sotto Maior na Figueira da Foz a Exposição “Guarda de Honra” – A história da Guarda Nacional Republicana.

A Exposição, numa organização da GNR e tendo como mecenas o Casino Figueira, poderá ser visitada de Terça a Domingo entre as 14h e as 18h, com entrada livre.

A Exposição ilustrativa da história ao longo dos tempos da Guarda Nacional Republicana (GNR) destaca os períodos de 1383 a 1385 – “Os Quadrilheiros”, 1801 a 1834 – “A Guarda Real da Policia”, 1834-1910 – “A Guarda Municipal” e 1910-1911 - “A Guarda Nacional Republicana”.

Com a queda da Monarquia, em 1910, caíram as Guardas Municipais de Lisboa e do Porto e  logo após a implantação da Republica foi criada transitoriamente a Guarda Republicana, que em 3 de Maio do ano seguinte passa a designar-se Guarda Nacional Republicana.

A participação de Portugal na I Grande Guerra e as crises da I República, levaram a que a GNR tenha desempenhado um papel decisivo nos principais momentos da vida da República, particularmente até à instituição da ditadura militar em 1926.

A GNR manteve sempre o seu Comando-Geral no Quartel do Carmo, em Lisboa, que durante o século XX serviu como local de refúgio tradicional de Chefes e membros dos Governos, tendo aí terminado em 25 de Abril de 1974, o regime ditatorial que vigorou durante 48 anos.

Através da exposição de vários exemplares de fardas e veículos utilizados pela GNR, o espaço mostra a evolução ocorrida nos múltiplos fardamentos usados bem como a passagem dos veículos de tracção animal para os motorizados. 

As diversas Guardas Militares da Polícia caracterizaram-se pela utilização de múltiplos tipos de fardamentos, que marcaram as respectivas épocas.Os tecidos, os cortes, as cores e os símbolos constantes nos uniformes, transmitiam aos seus militares a importância de integrar este tipo de forças, bem como o seu reconhecimento juntos das populações.

A mobilidade dos militares das diversas Guardas, foi sempre uma constante. A partir do século XX passaram os veículos de tracção animal a ser cada vez menos utilizados em detrimento dos veículos motorizados.

A GNR foi a primeira força em Portugal a possuir viaturas blindadas (em finais da segunda década do século XX). Na década de quarenta assistiu-se a uma forte motorização da GNR, a partir do Regimento de Cavalaria.

Principalmente aos fins-de-semana e ao longo do período da Exposição, decorrerão nos Jardins do Palácio uma série de demonstrações técnicas da GNR utilizando equipamentos e viaturas especiais, cães e cavalos.

Local

Palácio Sotto Maior
Local:
Palácio Sotto Maior
Morada
Rua Joaquim Sotto Mayor
Cód. Postal
3080
Cidade
Figueira da Foz
País
Country: pt

Descrição

Descrição não disponível
Login:
Password:
NIF: 1º díg 6º díg

Novo registo
Recuperar password

(Disponível em horário de expediente)