Avançar para o conteúdo do website Diminiu o tamanho de letraPredefinição do tamanho de letraAumenta o tamanho de letra
Entrada Freguesia Toponímia
Toponímia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Toponímia
A aplicação de Toponímia do Concelho da Figueira da Foz foi desenvolvida pela Divisão de Trânsito da Câmara Municipal da Figueira da Foz (http://www.figueiradigital.com/transito/) e gentilmente cedida a sua disponibilização no site desta Junta de Freguesia.

Para descarregar o software e o respectivo manual, clique por favor no link abaixo:

icon Toponímia (1008.74 kB)

 


Manual

Introdução

Actualmente no concelho da Figueira da Foz encontram-se cadastrados 2.906 topónimos repartidos pelas 18 freguesias, contando-se 1.818 ruas, 424 travessas, 324 becos, 147 largos, 56 praças e pracetas, 29 avenidas, 24 rotundas, 14 vielas e os restantes apresentam outras denominações.
Esta aplicação é uma ferramenta que foi concebida essencialmente para facilitar a localização de qualquer topónimo (beco, largo, rua, etc.), na freguesia a que pertence, ou mesmo dentro do concelho. Mas, além da localização também se poderão obter outros dados importantes tais como comprimento, fundamentação, e ainda consultar as respectivas actas das reuniões municipais onde os mesmos foram aprovados.


Instalação

Para se começar a utilizar a aplicação, depois de fazer o respectivo ‘download’, basta simplesmente executar o ficheiro “Toponimia.exe”, que se encontra dentro do ficheiro comprimido “Toponimia.zip”.
Recomenda-se descomprimir o ficheiro executável para o disco rígido, para posterior utilização.
Tem de se ter em consideração que o PC tem de estar ligado à rede Internet, senão esta aplicação não funciona devidamente.

 

Utilização

Esta aplicação torna-se bastante simples de usar, basta simplesmente seguir as anotações que vão aparecendo quando se passa o cursor pelas janelas, ou pode-se sempre recorrer aos menus de ajuda. Seguidamente serão descritos alguns pormenores sobre o seu funcionamento.

Figura 1

Após aparecer a primeira janela (fig. 1), para prosseguir posiciona-se o cursor em cima da imagem e tem de se premir o botão do rato por duas vezes (duplo ‘click’).

 

 

 

 

 

 

Figura 2A próxima janela a aparecer (fig. 2) é a que vai servir de suporte à aplicação.

 

 

 

 

 

 

 

Figura 3Expandindo-se o menu Freguesias (fig. 3) pode-se visualizar a listagem das freguesias a seleccionar, ou em alternativa pode-se escolher a opção ‘Todos’ que permite exibir a listagem por ordem alfabética, de todos os topónimos do concelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 4O menu ‘Mapa do Concelho’ permite apresentar uma janela (fig. 4) com um mapa ampliado do concelho, onde se pode ter uma perspectiva geral das vias de trânsito e freguesias inerentes.

 

 

 

 

 

 

Figura 5Depois de seleccionar uma determinada freguesia (ex: fig. 5), deve de se utilizar a caixa de listagem para escolher o topónimo desejado. Em alternativa pode-se utilizar o botão ‘Localizar’, bastando apenas escrever algumas letras seguidas, do respectivo topónimo.

 

 

 

 

 

 

 

  

  

Figura 6Na janela demonstrada pela figura seguinte (fig. 6) poderemos observar alguns dos principais dados identificativos do topónimo e considerados relevantes para o seu cadastro (Bilhete de Identidade).

 

 

 

 

 

 

 

  

Figura 7As imagens de início, fim, localização ou enquadramento, servem para ajudar a distinguir e identificar inequivocamente qualquer topónimo.
O menu ‘Actas’ permite obter a listagem das reuniões (fig. 7) onde o topónimo foi submetido a aprovação.
Para se saber qual a origem do nome próprio que lhe foi atribuído pode-se consultar a fundamentação existente.
O menu ‘Mapa do Concelho’ foi abordado anteriormente e mais uma vez está disponível, para se poder visualizar o topónimo em termos de coordenadas.

  

Figura 8Para aumentar qualquer das imagens visualizadas (fig. 8) basta efectuar um duplo ‘click’ na mesma.

 

Nesta janela (interface) pode-se reparar que existem algumas opções de escolha, tais como ‘Exportar’, ‘Visualizar’ ou ‘Percurso’:
Exportar -    Permite exportar a imagem para documento Microsoft Word.
Visualizar - Permite visualizar a imagem em editor de imagem facilitando assim a sua visualização ampliada.
Percurso -  Permite obter um percurso através da página Internet do ‘Google’. A imagem escolhida determina o local de partida, e o local de destino será escolhido tendo em atenção o início ou fim do outro topónimo conforme ilustra a figura seguinte (fig. 9). Para localizar basta apenas escrever algumas letras (seguidas) do mesmo.

 

Figura 9

Em posição inferior às palavras de ‘Início’ e ‘Fim’ aparecem respectivamente as legendas dos topónimos confinantes. Ao passar o cursor do rato por cima das legendas, estas alteram-se ficando a negrito, nesse momento ao premir o botão do rato, abre-se uma janela com as imagens do início e fim do topónimo confinante. De salientar que ao fazer duplo ‘click’ com o cursor em cima das imagens, as respectivas janelas serão fechadas.

Figura 10

Qualquer esclarecimento poderá ser remetido para:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 
Login:
Password:
NIF: 7º díg 2º díg

Novo registo
Recuperar password

(Disponível em horário de expediente)