Avançar para o conteúdo do website Diminiu o tamanho de letraPredefinição do tamanho de letraAumenta o tamanho de letra
Entrada Notícias Dr. José Nascimento Costa
Dr. José Nascimento Costa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 18 Fevereiro 2009 11:09

Dr. José Nascimento CostaUma Resenha Histórica Para Recordar

O Doutor José Nascimento Costa, natural de Loulé, onde nasceu a 23 de Março de 1919, fez os estudos secundários no Algarve, tendo em 1939 rumado a Coimbra para aí dar início ao curso de Medicina.

Desde muito jovem, Nascimento Costa revela grande dedicação à Igreja Católica, tendo em Coimbra presidido ao Centro de Democracia Cristã, actividade a que se dedicou de forma entusiasta e que serviu como única distracção aos seus estudos.

Em 1947, radica-se na nossa cidade e já como médico, abriu a primeira maternidade na Figueira da Foz, conhecida por todos como a Casa da Mãe.

Dotado de grandes qualidades morais e profissionais é conhecido como o médico dos pobres, pois sempre foi atencioso para com as classes mais desfavorecidas. Homem muito recatado e sem hábitos, fugiu sempre às agitações da vida social, mas a sua função de médico no Sporting Clube Figueirense, levaria a ser convidado para a presidência do Clube, cargo que veria a aceitar, tendo-o dirigido durante 8 anos. Foi ainda Vice-Presidente da Assembleia Figueirense.

A passagem pela medicina desportiva leva-o a exercer clínica geral, tendo estado durante três anos a tirar o respectivo curso em Lisboa como bolseiro. Sempre com grande apetência pelo conhecimento, consegue uma especialização em medicina escolar, com uma tese muito elogiada à época por todos, e cujo tema versava as dificuldades escolares desse tempo, visitando diversos liceus do País e inquirindo muitos professores. Perante um júri de 7 elementos, na Aula Magna da Universidade de Medicina de Lisboa, alcançou a brilhante classificação de 20 valores, tendo a sua tese sido publicada no Diário do Governo.

De regresso à Figueira da Foz, exerceu a profissão no Hospital da Misericórdia onde a sua dedicação o levava a trabalhar frequentemente dias, noites e fins-de-semana de forma consecutiva.

Sucederam-se inúmeros convites que foi aceitando ao longo da sua vida, tendo sido médico escolar, médico da então caixa de previdência da CP, da PSP (durante mais de 50 anos) e foi nomeado pelo Bispo da Diocese, médico do Seminário, local onde também deu aulas de matemática. Exerceu medicina sanitária e foi ainda médico municipal, no desempenho do qual foi apelidado de “médico do povo“.

Teve vários consultórios, inclusive na sua casa, onde, apesar dos seus 89 anos continuou a dar consultas de clínica geral.

Verdadeiro apaixonado pelo espírito humanista da profissão o Dr. José Nascimento Costa esteve mais de 60 anos ao serviço da medicina na Figueira da Foz

 
Login:
Password:
NIF: 4º díg 5º díg

Novo registo
Recuperar password

(Disponível em horário de expediente)